Florestas, Ordenamento, Proteção Civil e Riscos
A Floradata presta serviços associados ao planeamento e ordenamento do território no contexto dos valores ecológicos existentes e/ou das condições ambientais. Este serviço pode ser desenvolvido de acordo com realidades a diferentes escalas, nomeadamente em PMOT (Planos Municipais de Ordenamento do Território – Planos de Pormenor, Planos de Urbanização, revisão de Planos Diretores Municipais), PROT (Planos Regionais de Ordenamento do Território), PIOT (Planos Intermunicipais de Ordenamento do Território), PEOT (Planos Especiais de Ordenamento do Território – Planos de Ordenamento da Orla Costeira, Planos de Ordenamento de Albufeiras de Águas Protegidas, Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas e Planos de Ordenamento de Estuários). Os serviços prestados podem ainda ser pertinentes para qualquer ação de planeamento de parques naturais ou de áreas de conservação da natureza de âmbito local, municipal ou regional.
A análise permanente das vulnerabilidades do território, perante situações de risco, é domínio da atividade da proteção civil. Desde sempre, os riscos têm acompanhado a vida humana, razão pela qual a proteção dos cidadãos enfrenta um constante desafio colocado pelos muitos perigos inerentes aos desastres e às catástrofes naturais. Os ensinamentos extraídos da análise sistemática da evolução de processos ou eventos danosos e das circunstâncias que contribuíram para a sua ocorrência, são de importância crucial para a definição de prioridades na gestão da vulnerabilidade e na mitigação dos riscos. Estes mesmo ensinamentos permitem também antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, de modo a poder definir a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência. Neste contexto, os serviços prestados neste âmbito vão de encontro às exigências das sociedades atuais, tendo sempre presente a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Serviços propostos no âmbito das Florestas e Ordenamento:
- Planos/Programas Regionais de Ordenamento Florestal;
- Planos Distritais de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
- Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
- Planos Operacionais Municipais;
- Planos de Gestão Florestal;
- Execução da componente ecológica/biodiversidade em estudos de ordenamento do território;
- Execução da caracterização biofísica em estudos de ordenamento do território;
- Execução da componente ecológica/biodiversidade em estudos de planeamento de espaços naturais, parques naturais e/ou áreas de conservação da natureza de âmbito nacional, regional ou municipal;
- Elaboração de propostas de definição das bases e linhas estratégicas orientadoras de políticas para a conservação ambiental e sustentabilidade.
Serviços propostos no âmbito da Proteção Civil e Riscos:
- Planos de Emergência de Proteção Civil, elaborados segundo as orientações inscritas nos “Cadernos Técnicos PROCIV 3 | Manual de apoio à elaboração e operacionalização de Planos de emergência de Proteção Civil” editado a dezembro de 2017 pela Autoridade Nacional de Proteção Civil;
- Planos Especiais de Emergência de Proteção Civil;
- Avaliação de Risco;
- Cartografia de Risco.